Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Estadual Rocha Lima é a primeira escola do município. Fundada em 1923, num local onde funcionava o mercado municipal, faz parte do patrimônio histórico da cidade. Por ela passaram as pessoas mais antigas da cidade, tornando-se com o decorrer dos anos, uma escola de referência para o município.
A unidade escolar, situada numa praça pouco movimentada, a poucos metros do centro urbano, é mantida pelo Poder Público Estadual e administrada pela Secretaria Estadual de Educação, a SEE. O nome da escola é uma homenagem ao antigo presidente da província de Goiás, Miguel Rocha Lima. Por ser uma escola de referência atrai muitos estudantes, principalmente, aqueles que vêm de outras cidades.
Recentemente reformada, a escola dispõe de dez salas de aula, amplas, arejadas, iluminação e visibilidade boas, quadros gizes grandes dispostos ao longo da parede lateral, carteiras suficientes para os alunos.
Possui ainda uma sala para os professores, uma para os coordenadores, uma para o gestor, uma para a secretaria. Há também uma cantina com um depósito ao lado e um almoxarifado. A biblioteca escolar funciona ao lado, em prédio recentemente construído e possui um acervo cultural expressivo. Na sala há mesas e cadeiras adequadas às acomodações para se realizar uma leitura proveitosa sob o monitoramento contínuo de uma bibliotecária.
A escola possui um reservatório grande para água que é tratada pela Saneago, bebedouros; instalação elétrica, rede de esgoto e a coleta de lixo é feita pela Prefeitura Municipal de dois em dois dias. Há banheiros com vasos sanitários e uma ducha, para as meninas e outro para os meninos.Existe também um para os funcionários necessitando ser reestruturado, devido às instalações inadequadas.
A quadra da escola não é coberta, porém ampla e foi reformada atualmente. Nela são desenvolvidas atividades esportivas, recreações ministradas pelos professores de educação física e outros.
A área de lazer e de convivência ainda é restrita dado ao grande número de alunos que a escola atende, entretanto, a meta da escola é construir um auditório no terreno vazio ao lado, futuramente, com recursos da SEE. Assim, os eventos promovidos terão mais eficiência e eficácia e ainda aumentarão a atratividade da escola, visto que o prédio, de arquitetura antiga, embora reformado não possui uma vista muito atrativa.
Na parte interna há dois corredores, um na ala direita, outro, na esquerda separados por grades, mas que, mesmo assim contribuem para a aglomeração e indisciplina dos alunos nestes, nos intervalos de aula e, principalmente, na hora do recreio, pois não há funcionários suficientes para acompanhá-los.
Ainda na busca de melhorias e atividade para o colégio criou-se o Espaço de Cidadania/ Escola Aberta, aos sábados, onde os alunos participam de várias atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas, cursos de artesanato, bordado, pintura em tecidos, desenhos sob a orientação da Coordenadora do Projeto em parceria com os acadêmicos do programa bolsa universitária.
Para o próximo ano, espera-se ampliar este espaço, uma vez que os resultados estão sendo positivos e a demanda por outros cursos, aumentando. A intenção do grupo gestor é promover a vinda dos pais para a escola, não somente os da bolsa-escola, mas a maioria dos pais de alunos. Desta forma, fortalecerá a gestão participativa a que se propõe a entidade, dirigida por um grupo denominado gestor, constituído pelo diretor, vice-diretora, secretária administrativa e três coordenadores pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário