Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

SIMULADO 2011

Nos dias 11 e 13 de maio de 2011 todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Rocha Lima farão o simulado de Língua Portuguesa e Matemática do 1º Semestre. 

Esta ação está prevista no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e acontece com sucesso todos os anos. A elaboração das provas se baseia nos conhecimentos prévios dos estudantes, numa abordagem semelhante aos exames nacionais, ENEM e Prova Brasil. 

Os objetivos do simulado vão além de verificar a aprendizagem de determinados conteúdos. Também tem como meta ampliar a capacidade de leitura e compreensão de enunciados complexos, interpretar dados, imagens, tabelas, gráficos, etc. Essa é uma preocupação dos professores das diversas áreas do conhecimento, uma vez que as provas de vestibular e  de concursos apresentam uma linguagem específica, que precisa ser apreendida. 

A inexperiência na resolução de provas longas, com testes de múltipla escolha de diversas matérias e graus variáveis de dificuldade, tem sido responsável, muitas vezes, por resultados desastrosos, mesmo com candidatos bem preparados. O nervosismo, a insegurança e a indecisão são fatores psicológicos negativos que podem ser minimizados ou superados. A capacidade de responder rápida e adequadamente  pode ser desenvolvida através do treinamento intensivo; familiarizar o aluno com o preenchimento do cartão-resposta; ensiná-lo a administrar da melhor forma o tempo disponível. São estes alguns dos  objetivos do simulado.

Para fazer boas provas, além de estudar e preparar-se para enfrentá-las é importante ter calma, saber como fazer a prova: por onde começar, o que resolver primeiro, o que deixar para o final. Enfim, é importante ter experiência. Esse momento existe para você treinar e ganhar essa experiência, para poder chegar aos exames com calma e tranquilidade. 

Desejamos que você, aluno, tenha sucesso. O conhecimento é o bem mais poderoso de todos. Dinheiro vai e vem. Amizades iniciam e acabam, roupas, objetos, aparelhos, tudo se danifica e acaba. O tempo acaba. Até o corpo perece um dia, muda, perde a força. O conheciemento sobrevive à deficiência física, à falta de dinheiro, às crises. O conhecimento pode vencer o tempo.

                                        
                                                Equipe de Professores do Colégio Rocha Lima. 


Postagem: Ana Paula e Sílvia de Deus
Contribuição: Milton Oliveira













Nenhum comentário:

Postar um comentário